A ECOFARM CABO VERDE – PRODUÇÃO E COMÉRCIO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS, LDA é um projecto de quase 4,0 ha (40.000 m2) – (+/- 12 ac) em área com 2 Centros de Produção em Santo Antão (22.500 m2) e São Vicente (16.000 m2) – Cabo Verde, com base na produção de legumes e frutas, onde iremos oferecer uma grande diversidade de produtos alimentares certificados, desde sementes até produto finaL. O sistema de produção biológica da ECOFARM CABO VERDE baseia-se num sistema de produção agrícola (vegetal e animal) que visa a obtenção de alimentos de qualidade superior.
A ideia de iniciar a produção e comercialização de produtos alimentares orgânicos surgiu no finais de 2019 (Dezembro), porque vimos uma tendência cada vez mais crescente no sentido de uma mudança nos hábitos alimentares da população cabo-verdiana e, Mundial. Procurando uma dieta mais saudável, com base na consciência de que somos o que comemos. Tendo também em consideração o impacto ambiental positivo da agricultura biológica e sustentável nos ecossistemas.
ECOFARM CABO VERDE é um projecto que promove fundamentalmente uma alimentação saudável, não industrializada e, com o menor uso possível ou uso zero de conservantes e fertilizantes sintéticos/quimicos. Os objectivos da ECOFARM CABO VERDE estão todos muito ligados à natureza, onde os alimentos produzidos no campo são comercializados tais como: frutas, legumes, verduras e processados como: molhos e pastas, frutos secos, compotas e geleias orgânicas, grãos, assim como ovos, etc.
Esta iniciativa promoverá activamente a adopção de actividades amigas do ambiente na agricultura e desenvolverá a formação das populações rurais na utilização de tecnologias de agricultura ecológica/Biológica através de parcerias estabelecidas com várias Universidades (por exemplo, na agricultura biológica e na agricultura de conservação).
O nosso foco é a Segurança Alimentar e Nutricional da População (ocorre quando todas as pessoas têm acesso físico, social e económico permanente a alimentos seguros, nutritivos e suficientes para satisfazer as suas necessidades nutricionais e preferências alimentares, levando assim uma vida activa e saudável), baseada inteiramente em frutas e vegetais da terra.
Desenvolver uma agricultura rentável, sustentável e orgânica é satisfazer as necessidades da população com alimentos saudáveis. ECOFARM CABO VERDE visa melhorar a qualidade do ambiente, mantendo a base de recursos naturais, utilizando os recursos não renováveis e agrícolas da forma mais eficaz, implementando ciclos biológicos naturais e apoiando o desenvolvimento económico rural sustentável e a qualidade de vida dos consumidores. Minimizar a utilização de recursos não renováveis que causam danos ao ambiente ou à saúde dos agricultores e consumidores. Nota importante: o projecto aplicará “pesticidas” orgânicos e/ou técnicas de cultivo que permitam às plantas defenderem-se das pragas. Além disso, utilizaremos predadores naturais.
Além disso, pela primeira vez, iremos introduzir drones para uso agrícola para: cartografia, fertilização e sementeira de solos, em parceria com a PRIMEBOTICS.
Além disso, juntamente com o GESTAGROSYSTEM, vamos revolucionar a Agricultura no nosso país. Introduzindo uma Agricultura inteligente e amiga do ambiente.
Estamos a introduzir novas técnicas na Agricultura de Cabo Verde:
ESTAÇÕES TERRESTRES
SENSORES DO SOLO
SENSORES DE TEMPERATURA
ESTAÇÕES DE CAMPO
Controlam todas as estações dentro da cultura através da recolha de dados do perímetro agrícola.
É por isso que estamos a começar a construir reservatórios de água ao longo das levadas (canais de irrigação). Isto eliminará a necessidade de uso de bombas eléctricas. Na mesma linha, os reservatórios foram posicionadas a uma altura de quase 8° em relação à área a ser irrigada. Isto permitir-nos-á utilizar a irrigação inteligente por gravidade. Isto também eliminará a necessidade de usar bombas eléctricas para criar pressão (4 mm por hora) no procedimento de irrigação. Da mesma forma, todos os equipamentos tecnológicos que serão utilizados no sistema de irrigação e cultivo em parte do nosso perímetro agrícola (22.500m2) terão painéis solares como fonte de energia – energia renovável.
Este facto permite introduzir a energia sustentável na produção hortícola biológica. É por isso importante promover o uso eficiente da água na agricultura. Isto promove a segurança alimentar e o desenvolvimento económico e social sustentável.
Para nós, é imperativo maximizar a eficiência da utilização da água através de: (i) uma utilização mais racional, que envolva uma melhor gestão dos sistemas de captação, armazenamento e distribuição de água e a utilização de métodos e técnicas de irrigação adequados à escassez de água e às culturas (por exemplo, a utilização de sistemas de irrigação mais eficientes). (ii) implementação de abordagens mais inovadoras relacionadas com a agricultura de precisão e as tecnologias de informação e comunicação (TIC), no âmbito da designada “Agricultura 4.0”, essencial para a monitorização dos consumos e da qualidade da água, de modo a permitir ganhos significativos na rega e na gestão das infraestruturas de apoio à rega (sistemas inteligentes de rega gota-a-gota).
Para além da questão agrária, o projecto já assinou protocolos com:
UTA – UNIVERSIDADE TÉCNICA DO ATLÂNTICO, para discutir questões que potenciam a investigação científica associada ao empreendedorismo, rumo ao desenvolvimento sustentável do país – link de assinatura: https://www.facebook.com/ecofarmcv/videos/613325920083981); e, com a
UFES – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – BRASIL (que tem o objectivo geral de desenvolver e implementar um modelo de sistema de irrigação inteligente no ECOFARM e, prevê também a transferência da tecnologia a ser desenvolvida, bem como o apoio técnico necessário aos agricultores a beneficiar no quadro do projecto da plataforma ECOFARM, no que respeita à operação e manutenção dos sistemas implementados) e a formação aos agricultores locais
O nosso objectivo
Aumentar a produtividade agrícola e ajudar os pequenos produtores, o que irá permitir às suas explorações agrícolas transitarem para actividades de maior valor acrescentado, que irão gerar empregos decentes para jovens mulheres e homens, diminuindo ao mesmo tempo a necessidade de importação de tais comodidades. O objectivo é também integrar os pequenos agricultores na plataforma ECOFARM CABO VERDE, a fim não só de melhorar as suas técnicas de cultivo, mas também de lhes permitir o acesso aos mercados de escoamento dos seus produtos, tanto a nível local como através da exportação. Estes esforços irão contribuir para o papel do crescimento agrícola e da redução da pobreza rural.
O nosso papel
ECOFARM CABO VERDE, uma empresa nascida com a vocação de “fazer a diferença”, tem vindo a trabalhar diariamente em vários desafios para instalar uma agricultura sustentável. O nosso objectivo é transformar a agricultura através da inovação em produtos orgânicos para uma alimentação saudável. Produção.
Áreas técnicas de Produção
- Produção de Mandioca
- Produção de Milho
- Produção de Vegetais e Legumes
- Produção de Raízes e Tubérculos
- Produção de Frutos tropicais e subtropicais
- Cerealicultura, leguminosas secas e sementes oleaginosas
- Avicultura e produção de ovos
“Pa cada criston tiver direit a seh gron d’midje ô fjon”.
“O objetivo de uma agricultura sustentável deve ser o de envolver a gestão eficiente dos recursos disponíveis, mantendo a produção nos níveis necessários para satisfazer à crescente aspiração de uma também crescente população, sem degradar o meio ambiente” (FAO, 1989)
Promover a agricultura biológica em Cabo Verde, fornecendo meios que auxiliem o consumidor a efectuar as melhores escolhas ao nível ambiental e nutricional.
Visão da ECOFARM CABO VERDE
Ser reconhecida como uma empresa que possui um papel activo no equilíbrio ambiental através da sensibilização para o consumo crescente de produtos biológicos pela população Cabo-Verdiana.
Valores da ECOFARM CABO VERDE
Saúde – A Agricultura Orgânica deverá manter e melhorar a qualidade dos solos, assim como a saúde das plantas, dos animais, dos seres humanos e do planeta como organismo uno e indivisível.
Ecologia – A Agricultura Orgânica deverá basear-se nos sistemas ecológicos vivos e seus ciclos, trabalhando com eles, imitando-os e contribuindo para a sua sustentabilidade.
Justiça – A Agricultura Orgânica deverá basear-se em relações justas no que diz respeito ao ambiente comum e às oportunidades de vida.
Precaução – A Agricultura Orgânica deverá ser gerida de forma cautelosa e responsável de modo a proteger o ambiente, a saúde e o bem-estar das gerações atuais e daquelas que hão de vir.
Definidos pela IFOAM – Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Biológica
Welcome to all
Here we cultivate the future
Company Overview
“ECOFARM CABO VERDE – PRODUÇÃO E COMÉRCIO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS, LDA” is a project of almost 4.0 ha (40.000 sqm) – (+/- 12 ac) in area with 2 Production Centers in Santo Antão (22.500 sqm) and São Vicente (16.000 sqm) – Cabo Verde islands, based on vegetable and fruit production, where we will offer a great diversity of certified food products from seeds to final products. ECOFARM CABO VERDE’s Organic production system is based on an agricultural production system (vegetable and animal) that seeks to obtain superior quality food.
The idea of starting the production and commercialization of organic food products came about at the end of 2019, because we saw an increasingly present trend towards a change in the eating habits of the Cape Verdean population. Seeking a healthier diet, based on the awareness that we are what we eat. Also taking into consideration the positive environmental impact of organic and sustainable farming.
ECOFARM CABO VERDE is a business that fundamentally promotes healthy eating, non-industrialized and with the least possible use of preservatives and synthetic fertilizers. ECOFARM CABO VERDE’s objectives are all very closely tied to nature, where the foods produced in the field are marketed, such as: fruits, vegetables, processed such as: sauces and pastes, dried fruit, organic jams and jellies, grains, as well as eggs, etc.
This initiative will actively promote the adoption of environmentally friendly activities in agriculture and develop training of rural populations in the use of green farming technologies through the established partnerships with various universities (e.g. in organic farming and conservation agriculture). Our focus is on People’s Food and Nutrition Security (occurs when all people have permanent physical, social and economic access to safe, nutritious and sufficient food to meet their nutritional needs and food preferences, thus leading an active and healthy life), based entirely on fruits and vegetables.
Our Goal
Increase agricultural productivity and aid to small producers, which can allow their farms to transition into higher value-added activities, that will generate decent jobs for young women and men while decreasing the need for importation of such amenities. The aim is to also integrate small farmers into the ECOFARM’s CABO VERDE platform in order to not only improve their cultivation techniques but also to allow them to access outlets for their products both locally and through exports. These efforts will contribute to the role of agricultural growth and rural poverty reduction.
Our goal, too, in the short-medium term, is also to install a small food processing center in order to guarantee 100% QUALITY in the market, and to support farmers in the northern region of the island of Santo Antão.
Our Role
ECOFARM CABO VERDE, a company born with the vocation to “make a difference”, has been working on various challenges to install sustainable agriculture every day. Our purpose is to transform agriculture by innovating in organics for healthy food production. Thus, more than a motto, this purpose guides our daily actions and leads us to always innovate, with seriousness and competence.
In addition, for the first time, we will introduce drones for agricultural use for: mapping, fertilizing and sowing soil, in partnership with PRIMEBOTICS.
Furthermore, together with GESTAGROSYSTEM we are going to revolutionize Agriculture in our country. Introducing an intelligent and environmentally friendly Agriculture.
We’re introducing new Techs on Cabo Verde Agriculture:
GROUND STATIONS
SOIL SENSORS
TEMPERATURE SENSORS
FIELD STATIONS
Controls all stations within the crop by collecting data from stations. A wireless receiver/transmitter module, which comes with the production process, is required to collect and transmit the data.
This is why we are starting to build water tanks (reservoirs) along the levadas (irrigation canals). This will eliminate the need for electric pumps. In the same vein, the levadas have been positioned at a height of almost 8° in relation to the area to be irrigated. This will allow us to use intelligent drip irrigation by gravity. This will also eliminate the need to use electric pumps to create pressure (4 mm per hour) in the irrigation procedure. In the same way, all the technological equipment that will be used in the irrigation and cultivation system in part of our agricultural perimeter (22,500m2) will have solar panels as a power source – renewable energy.
This allows to introduce sustainable energy in organic horticultural production. It is therefore important to promote the efficient use of water in agriculture. This promotes food security and sustainable economic and social development.
For us, it is imperative to maximise the efficiency of water use through: (i) more rational use, involving improved management of water abstraction, storage and distribution systems, and the use of irrigation methods and techniques appropriate to water scarcity and crops (e.g. (ii) implementation of more innovative approaches related to precision agriculture and information and communication technologies (ICT), as part of the so-called “Agriculture 4.0”, which is essential for monitoring consumption and water quality to allow significant gains in irrigation and management of irrigation support infrastructures (smart drip irrigation systems).
Besides the agrarian issue, the project has already signed protocols: with,
UTA – UNIVERSIDADE TÉCNICA DO ATLÂNTICO, In the context of creation of the pole of Agrarian Sciences to be installed in Santo Antão island. The university has been focusing on strengthening integration strategies of the public and private sector in various aspects to discuss issues that enhance scientific research associated with entrepreneurship, towards sustainable development); and
UFES – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – BRAZIL(which has the general objective of developing and implementing an intelligent irrigation system model in ECOFARM and, also foresees the transfer of the technology to be developed, as well as the necessary technical support to farmers to be benefited on ECOFARM platform project, regarding the operation and maintenance of the implemented systems) and training to local farmers.
ECOFARM CABO VERDE Gender & Youth Inclusion
We are committed to giving young people a taste for agriculture, and we will do this through internships and profissional training for young women and men, using our agricultural perimeter. In agricultural practice, introduction to agricultural technology and processing of natural foods. Our aim is to professionally fit as many young people as possible into ECOFARM CABO VERDE project, giving them a secure, dignified job with a future both locally and abroad. Promoting gender equality and empowerment is key to rural diversification and transformation and to the economic prosperity of rural populations.
“No human activity, not even medicine, is as important to human health as Agriculture” (Delbet P., 1946)
CAF/CAE ECOFARM CABO VERDE
Actividade principal | Main activity::
A01.1.3 – Cultura de produtos Hortícolas, Raízes e Tubérculos
(Culture of Vegetables, Roots and Tubers)
Actividades Secundárias | Secondary Activities::
- A01.1.2 – Cultura de cana-de-açúcar
(Sugarcane culture) - A01.2.1 – Cultura de frutos tropicais e subtropicais
(Tropical and subtropical fruit culture) - N82.9.1 – Actividades de Embalagem
(Packaging Activities) - G47.2.1 – Comércio a retalho de frutas e produtos Hortícolas
(Retail sale of fruit and vegetables) - G46.9.0 – Comércio a grosso não especializado
(Non-specialized wholesale trade) - G47.1.1 – Comércio a Retalho em estabelecimentos não especializados
(Retail trade in non-specialised shops) - A01.1.1- Cerealicultura, leguminosas secas e sementes oleaginosas
(Cereals, dried legumes and oilseeds) - A01.4.6 – Avicultura
(Poultry)
A Sociedade dedica-se à Importação e à Exportação
(Import and Export)
Responsável Agrícola e Gerente de Águas