29
Jun
Noticias ECOFARM
Noticias ECOFARM CABO VERDE
Agricultura de Precisão na Ecofarm Cabo Verde
ECOFARM, LDA - Cultivando o futuro
29
Jun
Noticias ECOFARM CABO VERDE
Agricultura de Precisão na Ecofarm Cabo Verde
Hoje em dia, a agricultura sofreu uma transformação maciça. Já lá vão os dias em que os agricultores tinham de semear as sementes manualmente, arar a terra, cultivar as colheitas, e colher os produtos utilizando práticas tradicionais. A evolução das práticas agrícolas inteligentes permitiu aos agricultores tornar a exploração agrícola mais sustentável e, minimizar os problemas de irrigação. A tecnologia tem desempenhado um papel significativo no cultivo de culturas de alta qualidade e de práticas agrícolas inovadoras.
Considerando o cenário actual, os agricultores precisam de investir em sistemas avançados que possam gerir múltiplos factores como: o humano, o capital, os recursos terrestres, os desafios sociais e políticos e, as possibilidades tecnológicas.
É neste contexto que a Gestão Agrícola atual, deve e tem que combinar engenharia agrícola, ciência agrícola, e economia agrícola para obter resultados cada vez mais sustentáveis.
Agricultura de Precisão
Agricultura de precisão é um sistema de administração das informações de solo da propriedade com o uso da tecnologia. Assim, esta permite ao agricultor ter um controle eficaz em seu campo. As informações utilizadas são obtidas via colecta de análises de solo e/ou tecido de plantas.
No dia , 22 de Junho de 2022, marcou o inicio de uma nova era para a Agricultura em Cabo Verde.
Há 2 (dois) longos anos, prometemos que iríamos fazer a transformação na Agricultura em Cabo Verde e, ESTAMOS a CUMPRIR.
Chegamos a uma das metas traçadas por nós: estão criadas as condições TÉCNICAS E FINANCEIRAS para instalarmos o primeiro campo-teste de 5000m2 (que equival a 1/8 da área agrícola total disponível na ECOFARM CABO VERDE) de Agricultura Inteligente – IoT no país, com sistemas integrados de rega a gota a gota totalmente inteligentes e sensores automatizados, que otimizam processos da semeadura à colheita. Processando informações sobre solo, planta, clima e sistema de irrigação da área e recomendar com precisão quando e quanto de água aplicar.
Numa parceria forte com um dos parceiros de Desenvolvimento de Cabo Verde – o PNUD/UNDP – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento através do Accelerator Lab sob a chancela do INIDA – Instituto Nacional de Investigação Agrária, este projecto conjunto visa a introdução de sistemas inteligentes na Agricultura com foco na gestão eficiente dos recursos hídricos disponíveis. É com o auxílio à inteligência artificial (dispositivos eletroeletrónicos programáveis e “of-the-shelf”) e, utilizando-se de algoritmos, aconselhamento de especialistas em tecnologia da UFES – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – BRASIL – LABTEL – Laboratório de Telecomunicações da UFES (Criado no ano de 1978), da UTA – UNIVERSIDADE TÉCNICA DO ATLÂNTICO – Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias – Santo Antão, do EMBRAPA – Empresa Estatal Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e de uma equipe de agrónomos (chefiada pelo PhD Julio Lima) parceiros, altamente qualificados que, este projeto, irá desenvolver e implantar um sistema de irrigação inteligente de baixo custo na ECOFRAM CABO VERDE para reduzir a quantidade de água usada na agricultura para minimizar os custos e aumentar a quantidade de área plantada levando assim a uma produção de escala.
Este modelo deverá ser replicado em outras áreas do território nacional junto a agricultores locais, que queiram ser capacitados pela equipe técnica da ECOFARM CABO VERDE, para integrarem a futura rede de produção de alimentos seguros e de elevada qualidade em Cabo Verde.
De realçar que todo este sistema será montado juntamente com a TERRAMAR, Lda/HELIFLEX PT, a GESTAGROSYSTEM, Lda e a PRIMEBOTICS, Lda no que diz respeito aos equipamentos a instalar.
Também, é como grande prazer que anunciamos a aproximação da EMBRAPA – Empresa Estatal Brasileira de pesquisa Agropecuária à ECOFARM CABO VERDE com foco na cooperação agro-tecnológica apropriada para pequenos espaços rurais. A tecnologia é fundamentada em quatro princípios: 1) miniaturização, 2) replicabilidade, 3) escalonamento da produção, 4) segurança alimentar e nutricional. ” A intenção de expandir a tecnologia além do Brasil, devido à sua importância principalmente para segurança alimentar de populações em vulnerabilidade.
Cooperação internacional é o caminho para evoluirmos a Agricultura.cv e, garantirmos a Segurança Alimentar da nossa População.
Esta iniciativa promoverá activamente a adopção de actividades amigas do ambiente na agricultura e desenvolverá a formação das populações rurais na utilização de tecnologias de agricultura ecológica através de parcerias estabelecidas com várias Universidades (por exemplo, na agricultura orgânica e na agricultura de conservação).Iremos trabalhar árduamente para que a nossa população tenha acesso a alimentos seguros e de qualidade. Garantir em escala progressiva a Segurança Alimentar e Nutricional da População será a nossa real motivação para que cada vez mais façamos a revolução verde. (ECOFARM CABO VERDE).
Bem hajam todos os que vêm por bem.
Aroma e Sabor Natural de Cabo Verde Ignorar